top of page

Os Diferentes Tipos de Obesidade


Em 2019, o IBGE divulgou os novos dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa revelou que em entre os anos de 2003 e 2019, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade no Brasil passou de 12,2% para 26,8%, sendo que a prevalência entre as mulheres aumentou de 14,5% para 30,2% e entre os homens, de 9,6% para 22,8%.

Nesse mesmo período, a proporção de pessoas com excesso de peso na população com 20 anos ou mais de idade no país passou de 43,3% para 61,7%.

Entre os adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, o excesso de peso foi constatado em 19,4% (1,8 milhão de pessoas), sendo mais elevado em adolescentes do sexo feminino (22,9%) em relação aos do sexo masculino (16,0%). Já em relação a obesidade, o dado ficou em 6,7%, com cerca de 8,0% para o sexo feminino, e 5,4 % no sexo masculino

O que é a obesidade?

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo.

A sua principal causa é a ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e sem valores nutricionais adequados, aliado a um estilo de vida sedentário. Outros causadores da obesidade podem estar relacionados a fatores metabólicos, hormonais, genéticos e psicológicos.

Outro ponto é que a obesidade não é uma doença única, sendo fator de risco para o desenvolvimentos de outras inúmeras enfermidades como problemas cardíacos, doenças articulares, diabetes tipo 2, doenças hepáticas, refluxo e apneia do sono.

E o que são os diferentes tipos de obesidade?

Como essa doença é um acúmulo de gordura, ela pode acontecer em diferentes locais do corpo, o que, consequentemente, afetar a saúde também de formas diferentes

Dessa forma, ela pode ser classificada em:


Abdominal: é também chamada de obesidade andróide, sendo mais comum entre os homens. Ela se caracteriza pelo acúmulo de gordura na região abdominal, podendo ser visceral e subcutânea. Dentre as duas, a visceral é considerada a mais perigosa por ficar próxima aos órgãos vitais e sistema circulatório, enquanto o segundo tipo fica sob a pele. Esse tipo de obesidade influencia o aparecimento de outras doenças como colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes, risco de infarto e trombose.


Periférica: ou obesidade ginecoide, é mais comum entre as mulheres, na qual a gordura localiza-se principalmente na parte inferior do corpo: quadril, nádegas e coxas. Esse tipo de obesidade influencia no surgimento de outras doenças como problemas cardíacos, vasculares e diabetes.


Homogênea: nesse tipo de obesidade não há uma região específica de predominância, sendo bem distribuída por todo o corpo

Comments


Dr. Guilherme Goyano 

🢝 Cirurgião do Aparelho Digestivo | RQE: 12086

🢝 Cirurgião Bariátrico e Metabólico | RQE: 13315

🢝 Titular Especialista Colégio Bras Cirurgiões 

bottom of page